Filipa-O meu mundo

Mostra que consegues ser um detective e investiga este blog de uma ponta á outra!

Friday, July 07, 2006

E-books:

Durante centenas de anos as pessoas liam os livros sempre em papel. No entanto, com o aparecimento da informática e dos computadores, há alguns anos, tudo isso mudou... É que, com o computador e a Internet, apareceu uma nova forma de ter e ler livros: o e-book.

E o que é isso ?

Os e-books são livros electrónicos, em formato digital ( imagem ao lado ), ou seja, é um arquivo de texto (com imagens) qualquer (tipo Word), só que em vez de ter umas cinco ou dez páginas, pode chegar a 300 ou 400 páginas de fácil leitura no computador ou com a ajuda de um aparelho próprio.
Durante algum tempo, as editoras ainda tentaram lutar contra a sua existência, mas depois compreenderam as suas vantagens e começaram a comercializá-los como outro produto qualquer.Mas não penses que os leitores aceitaram o e-book com muita facilidade. Se assim fosse, a tua mochila da escola andaria muito mais leve! :)
Apesar de haver muita gente que só usa e-books, as pessoas ainda desconfiam muito desta nova forma de leitura: ler no ecrã cansa muito os olhos, não temos "aquele" contacto com o papel e, sem o computador a funcionar, nada feito...

Vantagens e Utilidades:

As vantagens dos e-books são imensas: poupa-se muito dinheiro em papel e em tinta (o que ajuda o meio ambiente), os livros são mais baratos, mas o trasporte e distribuição deste novo aparelho é muito mais simples ou até inexistente.
Sabias que num leitor de e-books podes levar mais do que um livro? Podes até levar uma data deles! E isso é uma grande vantagem. Outra grande vantagem é que alguns livros que estavam esgotados ou que são difíceis de encontrar passam poder a estar disponíveis em forma de e-book, sem que a editora corra um grande risco.
Com esses leitores de e-book (que são leves e próprios para armazenar e-books), podemos fazer várias coisas que nos facilitam muito o trabalho. É possível aumentar o tamanho das letras, sublinhar partes importantes, marcar em que página íamos e fazer anotações (digitais, claro).E quando quisermos emprestar o livro a alguém (um livro escolar, por exemplo) podemos apagar todos os sublinhados e anotações e o e-book fica como novo. O melhor é que alguns destes aparelhos já vêm com um dicionário instalado. Assim, quando surge alguma dúvida, basta clicar na palavra e a definição aparece.

Pelos vistos, as vantagens são maiores do que as desvantagens, mas é claro que o objectivo não é fazer com que os livros em papel desapareçam. A ideia é ter mais um meio disponível para ver coisas, ler e aprender mais. Até porque, como se costuma dizer, quando apareceu a fotografia a pintura não acabou... E quando apareceu a televisão e os DVD, as pessoas não deixaram de ir ao cinema...

Quem diria que a tecnologia chegaria a este ponto... o máximo, não é ?
Eu quero um e tu ?
Filip@:)

1 Comments:

Post a Comment

Links to this post:

Create a Link

<< Home